sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Estrela da Noite de Natal


É quase fim da noite de Natal e daqui algumas horas vou me despedir desse dia vinte e cinco. O dia foi bem agradável com a família. Há sempre muita comida para pouco estômago digerir.

Passada foi essa data e não me esqueci de olhar para o céu. Do alto foi avistada uma grande estrela: "Estrela de Natal!" - pensamos nós ingênuos durante a ceia. Ela estava sozinha em meio a escuridão. Nos distraímos brevemente e vimos passar um avião, para o desapontamento geral da família. Depois disso não me lembro de mais estrelas. O que são elas afinal?

Sobre estrelas podemos utilizar termos científicos quase indomáveis, mas elas não tem nada a ver com isso: estão lá no alto do céu e não vão deixar de brilhar por isso. Não importa quantas fórmulas apliquemos para calcular a distância, nada mudará esse fato.

Há aqueles que desejam ser como estrelas e eu indago: por que? Elas estão aí, no alto de nossas cabeças, contudo nos fazem companhia somente a noite, quando há solidão. Devo admitir que sou deveras desconfiada acerca desses astros: será que estão vivos de verdade? - Até mesmo a mais fajuta das ciências afirma que elas possuem vida ou seja: começo, meio e fim. Será que esse brilho que tanto me fascina é oriundo de uma estrela viva? - Não sei, às vezes prefiro nem saber.

E se for como a lua que somente reflete a luz de outros corpos celetes? Será que me enamorei por uma estrela sem fonte geradora? Não há certeza de que ela seja um Sol, nem tampouco há certeza de que ela esteja viva.

Agora ainda me lembrei que existem estrelas cadentes que vagueiam no espaço durante bilhões de anos, sempre fazendo o mesmo percurso, visitando planetas e os olhos de alguns observadores. Essas são as mais incríveis, é impossível resistir à tentação de não lhes fazer um pedido. Apesar do encantamento, são as mais perigosas, pois são apaixonantes. E para revê-las, é necessário um longo tempo de espera.

Brilha no alto do céu a minha estrela de Natal, o dia vinte e seis já é quase chegado e ainda não descobri se ela ainda vive, se é um sol ou se é como a lua. Sei somente que não é cadente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário